4 Dicas Fundamentais para Melhorar a Saúde Oral

Para integrar um estilo de vida saudável é necessário ter em consideração alguns passos para uma boa higiene oral.

1. Ir ao dentista com frequência

O ideal é uma visita a cada 6 meses. Exames dentários e limpezas regulares são a melhor forma de prevenir o aparecimento de problemas na boca ou impedir outros, mais pequenos, de se tornarem maiores.

As doenças orais muitas vezes são difíceis de identificar. O seu dentista poderá diagnosticá-las facilmente com um exame de rotina.

2. Fazer uma higiene oral correta

O ideal é lavar os dentes 3 vezes por dia após as refeições. Escove os dentes e a língua com uma escova macia e uma pasta com flúor para remover a placa bacteriana, a qual causa o aparecimento de cavidades dentárias e doenças nas gengivas. Utilize fio dentário todos os dias. Se não o fizer estará a perder mais de um terço da sua superfície dentária.

O seu dentista poderá ainda recomendar o uso de um elixir para a higiene oral como forma de prevenir cáries e gengivites.

3. Ter uma alimentação saudável

A comida saudável tem um papel fundamental para uma boa saúde oral. Para além de uma boca saudável ser parte integrante de um corpo saudável, os melhores nutrientes de uma refeição saudável ajudam a manter a boca sã.

Limite a quantidade de vezes que consome alimentos e bebidas com açúcar e acidificados. O açúcar é uma das muitas causas de problemas dentários e a acidez dos alimentos desempenha um papel importante na erosão dentária.

4. Acabe com os maus hábitos

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, já que para além do teor de açúcar têm elevados níveis de acidez.

O consumo de tabaco também é prejudicial. Fumar afecta a sua saúde oral de diversas formas: inflamação nas gengivas, mau hálito, e torna os dentes sujos, podendo provocar a sua perda. Para além de arruinar o seu sorriso, fumar pode provocar cancro oral, doença cardiovascular e uma variedade de outros cancros – todos eles podem matar!