6 Dicas para Eliminar o Mau Hálito

Sofre de mau hálito?

6 dicas para eliminar o mau hálito. Ninguém gosta de ouvir que está com mau hálito, mas é pior não saber!

Provavelmente a maior parte das pessoas não se apercebe que está com mau hálito, e esta situação pode até ser embaraçosa e difícil para os que a rodeiam.

O mau hálito é frequentemente causado por um acumular de bactérias na boca que causa inflamação e faz libertar odores nocivos. Todas as pessoas libertam mau hálito, em algum momento do dia, por exemplo, de manhã ao acordar. No entanto, se a situação for recorrente pode estar relacionada a um problema de saúde ou má higiene oral.

Estes são alguns fatores que causam mau hálito:

Alimentos – O que se come interfere com o hálito, como por exemplo alimentos muito condimentados, alho, cebola, bebidas alcoólicas. Se não for mantida uma boa higiene oral os restos alimentares permanecerão na boca entrarão em putrefação e causarão mau-hálito.

Problemas gengivais – A halitose e o mau sabor na boca são sinais de aviso de problemas gengivais e são resultado da acumulação de placa bacteriana.

Boca seca – Esta situação ocorre se o fluxo salivar diminuir podendo ser causado por uma variedade de medicamentos, problemas nas glândulas salivares e respiração bucal. Sem saliva suficiente a ação de limpeza oral fica comprometida.

Tabaco – Fumar diminui o fluxo da saliva, o paladar e irrita os tecidos gengivais, para além de piorar o hálito.

Problemas de saúde geral – Algumas doenças, como infeções respiratórias, diabetes, algumas doenças do fígado, dos rins e gastrointestinais, podem causar halitose.

Felizmente, este é um problema fácil de corrigir e por isso deixamos-lhe 6 dicas para eliminar o mau hálito.

1. Manter uma higiene oral diária eficaz

Escovar e limpar entre os dentes todos os dias depois das refeições. Se não poder escovar os dentes depois de uma refeição, beber muita água pode ajudar a acelerar o processo de limpeza de bactérias indesejáveis e dos restos de comida que se acumulam entre os dentes. Beber leite pode também ajudar a eliminar odores indesejáveis, assim como evitar a ingestão de bebidas açucaradas.

2. Escovar a língua

A língua é o principal reservatório de bactérias causadoras de mau hálito.

3. Não use próteses durante a noite

Para além de ser aconselhável não dormir com as próteses dentárias, deve efetuar uma higiene e desinfeção correta das mesmas.

4. Evite o consumo de alimentos ou bebidas causadoras de halitose

O álcool como a cerveja, o vinho e outras bebidas destiladas levam a que a boca fique seca e, consequentemente, o mau hálito prolonga-se por um período de tempo maior, desde que terminou de beber.

5. Evite longos períodos sem comer

Quando se está longos períodos sem ingerir alimentos, o organismo começa a queimar gordura para compensar a glicose e consequentemente aumenta a produção de ácidos que comprometem a qualidade do hálito.

6. Deixe de fumar

O tabaco diminui o fluxo de saliva, destrói os tecidos gengivais e para além disso piora o mau hálito.

Todas estas dicas o podem ajudar a eliminar o mau hálito, no entanto, lembre-se sempre de fazer uma boa higiene oral, visitas regulares ao seu dentista e descartar quaisquer condições subjacentes ou outros fatores (como alguns medicamentos , dietas e alimentos) que possam tornar o seu hálito desagradável.

Outros artigos que podem ser interessantes para ler são: as 4 dicas para melhorar a saúde oral e os 12 alimentos amigos de um sorriso mais saudável.

Veja aqui o nosso vídeo do youtube.

Fonte: Webmd (online). Change Your Breath From Bad to Good. Got bad breath? Here’s how to make it better. By Pamela Babcock. Associação de higienistas orais.