9 Atividades para Fazer Com as Crianças em Quarentena

Estamos todos a passar por um momento estranho e de preocupação, que exige mais da nossa paciência e criatividade.

Para manter os nossos filhos em quarentena e evitar o stress é fundamental entretê-los e ocupa-los com atividades complementares às atividades escolares.

O ideal será planear, para toda a semana, uma rotina que inclua alguns afazeres de acordo com as idades dos seus filhos, para isso, deixamos-lhe algumas ideias de atividades que pode organizar, de forma a ter uma semana mais dinâmica com eles.

Trabalhos Manuais

Estimule a criatividade das crianças a fazer trabalhos manuais. Utilize materiais que normalmente leva para o ecoponto e dê asas à criatividade.

Faça, por exemplo: esculturas, marcadores para livros, caixas de arrumação, peças decorativas para o próximo natal, origamis ou até mesmo quadros decorativos.

Visite Museus Sem Sair do Sofá

Tem agora a oportunidade de visitar, com os seus filhos, todos os museus sem sair do sofá, de forma virtual.

Já imaginou visitar, a partir do seu sofá o Museu Nacional dos Coches? Basta clicar aqui e tem acesso virtual a 25 museus.

Construa um Teatro

Construir um teatro pode ser simples e divertido e uma boa opção para ocupar o tempo.

Fique com um tutorial que o ajuda a construir o seu teatro com apenas uma caixa de papelão e material reciclado.

Experiências Cientificas

Descubra as várias experiências científicas que pode fazer, recorrendo a materiais que tem em casa, como a água ou a luz.

Há várias atividades e ideias que pode retirar do site da Academia da Ciência Viva ou no projeto Ciência em Três da Gulbenkian, que vão tornar o vosso dia mais divertido e ao mesmo tempo cheio de conhecimento.

Hora da leitura

Aproveite o tempo disponível e crie a hora da leitura.

Escolha os livros de acordo com a idade dos seus filhos, por exemplo, se forem crianças mais pequenas pode exercitar com elas a atenção: Leia-lhes a história e peça-lhes que falem sobre o que ouviram.

Em idades superiores pode pedir que façam a apresentação crítica do livro ou do excerto ou até mesmo a interpretação, no caso da poesia.

Cinema e Pipocas

O que lhe parece? É sempre um bom programa para uma tarde de sofá.

Para poder manter os seus filhos inspirados e atentos adeqúe o filme à idade da criança, ou decidam de forma consensual qual o filme a ver em conjunto.

Caso precise de inspiração para esta atividade a Time Out preparou uma lista dos melhores filmes para toda a família.

Há! e aproveite para fazer as pipocas em casa. Mostre às crianças o processo curioso pelo qual passam os grãos de milho. É fácil e divertido de preparar, por isso, não tem desculpas!

Jogos

Existem vários jogos que podem fazer em família, desde os jogos de tabuleiro aos mais antigos, que hoje são relíquias, por exemplo, o jogo do STOP.

Para jogar a este, basta apenas ter folha de papel, caneta, rapidez e criatividade e claro, não escrever depois do primeiro jogador dizer STOP!

Hora do Exercício Físico

Parar o seu dia para fazer exercício físico com as crianças é fundamental, pois liberta energias e faz descomprimir.

Hoje existem várias aulas online gratuitas no youtube. Diversifique a sua atividade física de dia para dia mas não fique parado, vai ver que isso vai ser bom para todos.

Outra sugestão é a Dança! Crie coreografias e ao mesmo tempo exercite a mente e o corpo.

Cozinhar em Família

Cozinhar em família pode ser um bom exercício para aguçar o paladar e o tato. Escolher os alimentos, mexer e preparar toda a receita, não só estimula a criatividade como pode ajudar a desmistificar a ideia que as crianças têm de alimentos que não gostam. Experimente!

Divirtam-se em conjunto e com amor! Vai ficar tudo bem!

Outros artigos que pode considerar interessantes:

Como usar o fio dentário e a escova de dentes.

Alimentação e saúde oral.

7 Dicas para ajudar o seu filho a escovar os dentes.