Como Tratar os Dentes das Crianças

Como tratar os dentes das crianças é uma questão que quase todos os pais têm dúvidas. Quando se deve começar a cuidar dos dentes e como fazê-lo?

O momento da erupção dentária (nascimento do primeiro dente) varia de criança para criança. Por exemplo, uma criança pode cortar o primeiro dente com apenas alguns meses, enquanto outra pode não iniciar a dentição até aos 12 meses de idade ou mais.

Embora o tempo possa variar, o nascimento dos dentes acontece por esta ordem:

  • Entre os 6 e os 10 meses entram em erupção os dois dentes da frente (incisivos centrais) que se encontram na mandíbula inferior.
  • Entre os 8 e os 13 meses, surgem os dois dentes da frente (incisivos centrais) no maxilar superior.
  • Dos 8 aos 16 meses nascem, nas mandíbulas superior e inferior, os incisivos laterais, que são os dentes que se encontram ao lado dos incisivos centrais. Os dentes da mandíbula inferior tendem a nascer primeiro.
  • Dos 13 aos 19 meses nasce o primeiro conjunto de molares superiores e inferiores.
  • Entre os 16 e os 23 meses os dentes caninos nascem ao lado dos incisivos laterais, nas mandíbulas superior e inferior.
  • Entre os 25 e os 33 meses nasce o segundo conjunto de molares superiores e inferiores.

Geralmente, a criança média tem seu conjunto completo de 20 dentes de leite com a idade de três anos.

Como cuidar dos dentes do seu filho?

A maior parte dos pais acha que cuidar dos dentes de leite do bebé não é tão importante quanto cuidar dos dentes adultos, simplesmente porque os dentes do bebé são projetados para cair de qualquer maneira.

No entanto, os dentes de leite são muito importantes, pois são eles que permitem que as crianças mastiguem alimentos e falem apropriadamente.

Para além disso reservam os espaços em tecido gengival para futuros dentes adultos.

Por este motivo, é fundamental estabelecer precocemente bons hábitos de higiene oral no seu filho, para evitar o risco de desenvolver cáries dentárias.  

Assim, deixamos-lhe algumas dicas para cuidar dos dentes de leite e desenvolver bons hábitos de higiene oral:

1. Desde o Nascimento

Limpe a boca e as gengivas do seu bebé, com um pano macio.

2. Primeiro Dente

Escove duas vezes por dia com uma escova macia e água.

3. Doze Meses

Leve o seu filho à primeira consulta odontológica.

4. Dezoito Meses

Adicione uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta dentífrica infantil na escova e ensine-o a cuspir, evitando que engula.

5. Dois Anos e Meio

Introduza o uso do fio dentário, uma vez por dia.

6. Quatro a Cinco Anos

Ensine o seu filho a escovar os dentes, com os movimentos corretos.

7. Seis Anos

Mude para uma pasta dentífrica de adultos e continue a ensiná-lo a cuspir. Comece a ensiná-lo a utilizar o fio dentário.

8. Oito Anos

Nesta fase, permita que o seu filho seja o mais autónomo possível a fazer a higiene oral, utilizando sempre escova e fio dentário. Faça check-ups odontológicos com regularidade.

Os dentes de leite com cáries precisam de tratamento odontológico profissional e em muitos casos requerem tratamento especializado num hospital, com anestesia geral. Ignorar uma boa prática de higiene oral, desde os primeiros meses de vida, faz com que os dentes de leite se deteriorem causando dor na boca, abscesso dentário e problemas com os dentes ao redor. Esta situação pode afetar a alimentação, o sono e consequentemente pode retardar o crescimento.

Lembre-se de consultar sempre o dentista e faça um acompanhamento regular para evitar preocupações maiores.

Artigos relacionados e que podem ser do seu interesse: Higiene oral na gravidez.

Fonte: Better health channel online.