Dicas sobre Aparelhos Ortodônticos durante a Quarentena

Como sabem estamos em situação de quarentena e por motivos de saúde pública as clínicas dentárias estão encerradas.

Muitos médicos dentistas estão a receber pedidos de consultas de pacientes com tratamentos em ortodontia, mas são atendidos apenas pacientes em situação de urgência.

Os tratamentos de ortodontia são acompanhados através de consultas regulares, normalmente a cada 3-4 semanas. No entanto, como estamos a viver uma situação atual diferente com privação destas consultas, sentimos a necessidade de responder a algumas questões, colocadas pelos pacientes que estão a fazer tratamentos ortodônticos.

Aparelhos Removíveis

A pergunta mais frequente dos pacientes é se devem continuar a usar os seus aparelhos removíveis, mesmo não fazendo as consultas de rotina.

As consultas de rotina servem para que o médico reajuste e adapte o aparelho, por isso, recomenda-se que os pacientes o continuem a utilizar com a mesma frequência, indicada na última consulta, até que o médico possa fazer novamente a consulta de revisão.

Tratamentos com Brackets

No caso do uso de Brackets é importante que o paciente não considere todas as situações como urgência.

Assim, sugerimos algumas dicas que o vão ajudar enquanto estiver em casa:

  • Solta-se uma bracket – neste caso, salienta-se que o arco continua a atuar em todos os outros dentes, a bracket solta apenas deixa de exercer força no dente onde estava posicionada, sendo que este pode ser ajustado quando a bracket for recolocada. O recomendável é aguardar até poder ter uma nova consulta.
  • A bracket perfura e magoa – Neste caso, pode comprar uma bola de cera e colocar na bracket para impedir que faça ferida. Caso não tenha em casa, pode comprar a bola de cera na farmácia.
  • Sente dor – é normal que sinta dor, pois estão a acontecer vários movimentos dentro da boca. Neste caso, recomenda-se que tome um analgésico até poder voltar à sua consulta com o médico dentista.

Alinhadores Invisíveis

Relativamente aos tratamentos em pacientes que utilizam alinhadores invisíveis, o ortodontista deve acompanhar e verificar se está tudo certo antes de passar para o próximo aparelho.

Ainda assim, fazem-se as seguintes recomendações:

  • Perda ou quebra do alinhador – neste caso, recomenda-se que comece a utilizar o próximo alinhador, no tempo indicado, mais o tempo que lhe falta do alinhador anterior.
  • Não tem mais alinhadores – caso não tenha mais alinhadores deve continuar a utilizar o último. Embora este alinhador deixe de exercer os movimentos ativamente, ele torna-se passivo ajudando apenas a reter os dentes até que possa ter nova consulta e o tratamento seja reajustável.
  • Saiu um attachment – quando isto acontece, esta área especifica fica áspera o que pode tornar incomodo. Assim, recomenda-se que coloque cera para aliviar.
  • Soltou-se um botão – da mesma forma que acontece com os brackets deve guarda-lo até à consulta com o seu médico dentista.
  • O alinhador está a perder transparência – ao usar o alinhador por mais dias que o normal, percebe que a sua cor varia de acordo com o uso. Neste caso, recomenda-se uma limpeza mais frequente utilizando pastilhas para uma maior eficácia.

Tratamento Utilizando Elásticos

Seja o tratamento com alinhadores invisíveis ou Brackets é provável que o tratamento seja reforçado com o uso de elástico, mas nesta situação de quarentena o paciente pode não ter elásticos suficientes para a sua substituição.

Nesse caso, recomenda-se que deixe o elástico por mais tempo, pois é melhor continuar a usá-lo com menos força do que parar de usá-lo por completo.

Além disso, recomenda-se também o uso de um colocador de elástico para evitar o contacto das mãos com a boca. Se não tiver este acessório, deve lavar bem as mãos antes de efetuar esta troca.

Retentores

O retentor fixo perdeu o adesivo – recomenda-se que não o retire até terminar de rasga-lo, mas deve colocar cera nesta área.

No caso dos pacientes que também usam aparelho removível recomenda-se a sua colocação durante 24 horas, para evitar movimentos, e lavar o aparelho fixo.

É fundamental que o retentor removível seja limpo com mais frequência.

Estas são algumas recomendações, para casos não urgentes, que pode seguir neste período de quarentena, até voltar às consultas de rotina.

Vai ficar tudo bem!

Outros artigos que pode considerar interessantes:

9 Atividades para fazer com as crianças em quarentena.

Exercício de alongamento melhora a função oral.

Ortodontia – Invisalign.

Fonte:Proclinic (online).