Escova Manual ou Elétrica?

Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de Greifswald, na Alemanha, a utilização de escovas de dentes elétricas, a longo prazo, atrasa a progressão da doença periodontal e ajuda a prevenir a perda dentária.

Devemos utilizar escovas de dentes elétricas ou manuais?

Este estudo foi feito com base na comparação de utilização de escovas elétricas e manuais, com o objetivo de perceber o impacto na saúde oral do utilizador.

Os investigadores concluíram com este estudo que os utilizadores de escovas elétricas sofrem menos de perda dentária comparativamente aos utilizadores de escovas manuais.

Por que são as escovas elétricas melhores?

O estudo mostra que as escovas de dentes elétricas melhoram a saúde periodontal através de uma mais eficaz remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes.

Para além disso, os investigadores afirmam que os utilizadores de escovas elétricas têm até 20% mais dentes do que os utilizadores de escovas de dentes manuais.

Como consequência deste estudo, os cientistas recomendam a utilização das escovas de dentes elétricas em detrimento das versões manuais.

Detalhes da investigação:

Esta investigação observou a saúde oral de 2819 participantes durante um período de 11 anos.

Contudo, existe um crescimento da tendência de utilização de escovas dentárias elétricas ao longo dos últimos anos, revela a investigação afirmando que no início do estudo apenas 18% dos participantes utilizavam escovas elétricas, mas o número de utilizadores no final do mesmo era já de 37%. 

De acordo com os investigadores do estudo, a tendência é suportada pelo crescimento deste segmento de mercado, que registou um incremento de 6% entre 2012 e 2016.

Com certeza que também tem interesse nestes artigos:

Placa Bacteriana.

Periodontite Sintomas e Tratamentos.

Quais os Sintomas da Gengivite.

Sintomas das Doenças Periodontais.

Fonte: Publicado na revista científica Journal of Clinical Periodontology; Revista Saúde oral (online).