Higiene Oral

Higiene Oral | Produtos para o mau hálito:
A melhor estratégia de marketing de sempre?

O website Vox.com publicou recentemente uma análise que se debruça sobre essa questão. Rachel Weingarten, historiadora referenciada pelo site, refere que “a ideia de que a menta é igual a frescura é mais uma ilusão do que outra coisa. É o triunfo da publicidade”.

De acordo com a publicação, a hortelã não inclui mentol, que despoleta recetores na boca que fazem o consumidor sentir-se fresco. Mas ligar esta sensação ao conceito de hálito fresco é “arbitrário”, explica.

Mas então como é que chegamos ao ponto em que o mentol passou a estar associado a um hálito fresco?

“O nosso uso da menta é algo muito moderno”, defende a historiada, que explica que em vários períodos da história, a hortelã e a hortelã-pimenta eram usados sobretudo como alimentos, aromatizantes de bebidas ou para medicamentos.

O site explica que durante séculos outros alimentos foram utilizados para lavar a boca, mas no final do século XIX um médico dentista do Connecticut, nos EUA, criou a primeira pasta dentífrica que continha óleo de menta como aromatizante, ideia que foi depois imitada pela Colgate & Co.

Ainda assim, nenhuma destas pastas dentífricas foi publicitada com base nessa característica, uma vez que nessa altura, o conceito de hálito fresco era algo pouco ‘vendido’ aos consumidores.

Na verdade, o primeiro responsável por tornar o ato de escovar os dentes algo comum nos EUA foi o executivo de marketing Claude C. Hopkins, que criou uma campanha para a Pepsodent que prometia a eliminação da placa bacteriana da superfície dos dentes, substituindo-a por uma “sensação de limpeza e de formigueiro”, algo que se devia ao óleo de menta e ao ácido cítrico.

Mais tarde a Listerine lança uma campanha que diz aos consumidores que a halitose é suicídio social, assustando potenciais amigos e parceiros de negócio. A campanha foi um sucesso imediato e as vendas do produto dispararam, com vários produtos a seguirem o exemplo e a publicitarem um hálito fresco.

Saiba mais.

Fonte: saudeoral.pt

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

2ª a 6ª Feira 9:00 – 13:30
2ª a 6ª Feira 14:30 – 19:00
Sábado 9:00 – 13:00

 214 956 023 / 932 465 905

MORADA

Pcta Dr. Gentil Martins, 2, Loja D
2720-201 Amadora
N 38º 44′ 58.1” | W 9º 14′ 1.0”

Marque a sua Consulta

Trabalhamos diariamente na construção do seu sorriso.

MARQUE A SUA CONSULTA AQUI