O natal está a chegar e a saúde oral devemos cuidar!

Com a chegada do natal vem o consumo de alimentos mais açucarados como o bolo-rei, o pão-de-ló, os sonhos, as filhoses, os frutos secos e as fatias douradas, normalmente, difíceis de resistir e consumidos a qualquer hora do dia.

É efetivamente uma época de excessos alimentares, principalmente de açúcares, que podem levar a sérias doenças, como a cárie dentária.

Por que podem este tipo de alimentos, consumidos em excesso, provocar cáries dentárias?

A cárie dentária é provocada pela ação de determinadas bactérias, existentes na cavidade oral, com os restos alimentares provenientes dos alimentos ingeridos. Esta ação pode ser a consequência que leva à destruição parcial ou total do dente.

As bactérias alimentam-se principalmente dos açúcares, transformando-os em ácidos que levam à desmineralização do esmalte dentário criando um ambiente perfeito para a formação de lesões de cárie na superfície dos dentes.

Se consumimos excessivamente este tipo de alimentos, devemos redobrar os cuidados de higiene oral, sobretudo nesta época festiva.

Assim, para evitar o aparecimento de cáries dentárias, devemos ter em atenção os seguintes cuidados de prevenção:

• Escovar os dentes pelo menos 2x por dia com pasta fluoretada. A escovagem nocturna é a mais importante.
  • Passar o fio dentário ou escovilhão 1x por dia, idealmente a noite.
  • Mascar uma pastilha sem açúcar após as refeições, se não for possível a escovagem.
  • Visitar o seu Médico Dentista com regularidade.

Para um bom natal passar, da saúde oral deve cuidar!

Visite-nos!

Outros artigos que pode considerar interessantes: