O que é o Abcesso Dentário?

O abcesso dentário é o resultado da resposta do corpo a um agente estranho, como por exemplo, bactéria, vírus, parasita ou fungo.

É o local de acumulação do fluido que pode ser branco, amarelo ou esverdeado, ao qual normalmente designamos como pus, rodeado exteriormente por um tecido avermelhado.

O abcesso dentário é a consequência dessa acumulação no meio do dente (polpa).

Quais as suas causas?

O abcesso dentário é uma complicação que surge quando o dente se encontra em desgaste, partido ou lascado, isto acontece porque as aberturas no esmalte permitem às bactérias infetar a polpa do dente, podendo passar para a raiz do mesmo e para os ossos que o suportam.

O que sentimos quando temos um abcesso dentário?

O principal sintoma é a dor de dentes. No entanto, é possível a existência de outros sintomas como: sabor amargo na boca, mau hálito, sensibilidade ao frio e ao quente, ou febre.

Que sinais podemos testar para verificar se estamos com abcesso dentário?

• Quando morder ou fechar a boca com força, a dor aumenta.
  • As gengivas poderão ficar inchadas e mais avermelhadas e podem ter acumulado líquido da inflamação.
  • Se o Médico Dentista tocar no dente, o paciente sente dor.

Quais os tratamentos para esta situação?

Deve sempre consultar o seu Médico Dentista, pois o objetivo do tratamento será sempre curar a infeção, salvar o dente e prevenir outras complicações.

Outros artigos que pode considerar interessantes:

Tártaro.

Placa Bacteriana.

4 Dicas fundamentais para melhorar a saúde oral.

Fonte: Plataforma saúde oral (online).