Pastas Dentífricas e Sensibilidade Dentária

Muito se tem falado da sensibilidade dentária e de como podemos tratar este problema. Uma das dicas é a utilização de pastas dentífricas adequadas a esta hipersensibilidade:

Mas serão as pastas dentífricas suficientes para tratar a sensibilidade dentária?

Segundo um estudo publicado pela revista saúde oral, a Universidade de Berna e os seus investigadores analisaram oito pastas dentífricas com a indicação de propriedades anti-erosivas ou dessensibilizantes e uma pasta dentífrica de controlo, todas elas disponíveis em farmácias da Europa e Brasil.

Os resultados afirmam que todas as pastas dentífricas analisadas provocaram perda progressiva da superfície dentária no período de cinco dias. De acordo com a investigadora:

“Nenhuma delas revelou ser melhor do que as restantes. A indicação depende de cada caso. O teste demonstrou que algumas pastas dentífricas provocavam menos perda da superfície dentária do que outras, mas todas elas se assemelhavam à pasta dentífrica de controlo neste ponto. Estatisticamente eram todas semelhantes, embora tenham sido detetadas diferenças em termos numéricos”.

Os investigadores concluem que estas pastas dentífricas, cumprem uma função, mas devem ser usadas como complemento e não como tratamento da sensibilidade dentária.

João Souza, co-autor do estudo, diz que são necessários pelo menos três fatores para uma abordagem completa à sensibilidade dentária:

  • Tratamento prescrito por um médico dentista.
  • Uso de uma pasta dentífrica adequada.
  • Alterações do estilo de vida.

“A erosão dentária é um problema multifatorial. Está relacionada com a escovagem e, sobretudo, com a alimentação. E os alimentos e as bebidas são cada vez mais ácidos”.

“Estamos agora a desenvolver outros estudos sobre a dentina com vista a equacionar outras possibilidades, uma vez que nenhum dos dentífricos estudados mostrou ser capaz de prevenir a erosão dentária ou a hipersensibilidade dentária, o que é motivo para preocupação”.

Outros artigos relacionados:

Fonte: Estudo realizado na Universidade de Berna, Suíça com a participação de um investigador apoiado por uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) publicado pela revista Saúde Oral a 29 de abril de 2019.

O estudo, intitulado ‘Chemical and physical factors of desensitizing and/or anti-erosive toothpastes associated with lower erosive tooth wear’ foi publicado na revista científica Scientific Reports Journal.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

2ª a 6ª Feira 9:00 – 13:30
2ª a 6ª Feira 14:30 – 19:00
Sábado 9:00 – 13:00

 214 956 023 / 932 465 905

MORADA

Pcta Dr. Gentil Martins, 2, Loja D
2720-201 Amadora
N 38º 44′ 58.1” | W 9º 14′ 1.0”

Marque a sua Consulta

Trabalhamos diariamente na construção do seu sorriso.

MARQUE A SUA CONSULTA AQUI