Placa Bacteriana

Muitas vezes nos questionamos sobre o que é a placa bacteriana, quais as suas causas e de que forma podemos prevenir esta situação.

A placa bacteriana é uma camada fina e incolor que cobre a superfície dos dentes. Como esta camada (placa) contém bactérias, depois de uma refeição ou até mesmo um lanche, estas bactérias entram em atividade e libertam ácidos que atacam o esmalte do dente. Consequentemente, esta acumulação de placa bacteriana nos dentes pode fazer com que o esmalte se quebre, dando origem às cáries.

A gengivite que já falamos aqui, também está associada à placa bacteriana, sendo inclusive a consequência desta.

Quando a placa bacteriana não é removida durante a higiene oral diária, pode evoluir para a formação de tártaro.

Quais são as causas do aparecimento da placa bacteriana?

A razão pela qual desenvolvemos placa bacteriana deve-se à ingestão de alimentos que contêm nas suas características hidratos de carbono, como refrigerantes, bolos e doces. Estes alimentos provocam a proliferação das bactérias na boca que por sua vez, produzem ácidos nocivos ao esmalte dentário e causam a sua desmineralização.

Como percebemos que estamos com placa bacteriana?

De uma forma geral, não existe qualquer tipo de sinal ou sintoma que nos dê esta indicação, excepto se a placa bacteriana se for acumulando e evoluir para gengivite.

No entanto, é necessário ter em atenção aos seguintes sintomas:

• Mau hálito.
  • Sensibilidade dentária.
  • Gengivas inflamadas.

Como podemos prevenir o acumular de placa bacteriana?

Veja aqui as dicas da Dra. Susana Abreu.

Lembre-se sempre: se a placa bacteriana não for removida diariamente através da escovagem e utilização do fio dentário, pode evoluir para a formação de tártaro.

A placa bacteriana começa a formar-se imediatamente após a escovagem dos dentes, por isso é essencial a sua remoção diária e uma boa manutenção da saúde dos seus dentes e gengivas.

É fundamental que se certifique que utiliza as técnicas de escovagem e limpeza dos dentes corretas e que não deixa áreas por higienizar.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Quais os sintomas da Gengivite.

6 Dicas para eliminar o mau hálito.

12 Alimentos amigos de um sorriso mais saudável.

4 Dicas fundamentais para melhorar a saúde oral.

Sensibilidade dentária.

Frutos vermelhos e saúde oral.

Fonte: American Dental Association (online). Plataforma de saúde oral (online).