Quais os Sintomas da Gengivite?

Quais os sintomas da gengivite que deve estar alerta para poder prevenir e estar informado. Saiba o que é a gengivite, quem pode ter gengivite e quais os sintomas que estão associados a esta doença.

A gengivite é uma doença periodontal que afeta a “parte superior” do periodonto – gengiva. Neste artigo pode ler como estas doenças são silenciosas e normalmente indolores. Por esse motivo queremos esclarece-lo melhor sobre esta doença e quais os sintomas.

O que é a gengivite?

É uma doença gengival, em fase inicial, causada pela placa bacteriana em torno dos dentes. Estas bactérias acumulam-se em zonas de difícil acesso, normalmente, à volta dos dentes e entre eles e consequentemente provocam a inflamação nas gengivas.

Para além disto, podem aparecer pequenos espaços ou bolsas entre as gengivas e os dentes. Estas, quando não tratadas, podem levar a problemas mais graves como a sensibilidade ou periodontite. Leia aqui os sintomas das doenças periodontais.

Quem pode ter gengivite?

Cerca de 80% dos adultos podem vir a ter sintomas de gengivite, no entanto, não significa que seja inevitável. A gengivite pode ser facilmente tratada pelo seu médico dentista ou higienista, desde que, o visite regularmente, pois eles poderão identificar problemas nas suas gengivas antes de exibir quaisquer sintomas de gengivite.

Complementar a isto, pode e deve tomar medidas de prevenção ao fazer uma boa higiene oral diária. Para saber como fazer uma boa higiene oral veja o nosso vídeo.

Quais os sintomas da gengivite?

  • Gengivas avermelhadas.
  • Gengivas inchadas.
  • Gengivas com sangramento.

A gengivite crónica pode levar à periodontite e ao mau hálito crónico, pelo que se estes sintomas persistirem é importante falar com o seu médico dentista.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

4 dicas para melhorar a sua saúde oral

Sintomas das doenças periodontais

6 dicas para eliminar o mau hálito