Stress Relacionado com a Saúde Oral

Um estudo publicado pela Nova Scotia Dental Association, mostra que existe uma relação entre o stress e a saúde oral.

Nada Haidar, presidente da Nova Scotia Dental Association, afirma que: “o stress pode ter impacto na saúde oral. É importante que as pessoas reconheçam que o stress pode estar a afetar a sua saúde oral e que partilhem as suas dúvidas e preocupações com os seus médicos dentistas”.

De que forma podemos relacionar estes dois fatores?

Apesar do stress ocorrer naturalmente, o estudo revela que o stress excessivo pode levar a hábitos pouco saudáveis, relacionados com a saúde oral, tais como: esquecer de lavar os dentes, esquecer de usar o fio dentário ou não ir ao médico dentista com regularidade.

“Em situações de stress, alguns indivíduos escolhem praticar hábitos pouco saudáveis por não conseguirem lidar com as situações do quotidiano, como fumar, consumir álcool e bebidas e alimentos açucarados”, acrescenta.

Como percebemos que estamos com placa bacteriana?

De uma forma geral, não existe qualquer tipo de sinal ou sintoma que nos dê esta indicação, excepto se a placa bacteriana se for acumulando e evoluir para gengivite.

Outras situações que comprovam este relacionamento

Consequentemente, o stress pode levar ao desenvolvimento de determinados patologias como boca seca e bruxismo. São vários os estudos que demonstram que a saúde mental está diretamente relacionada com a saúde oral.

Como isto acontece?

Os níveis de stress têm efeitos fisiológicos no organismo, o que pode também influenciar a saúde oral dos pacientes. “Picos na hormona do stress – cortisol – podem enfraquecer o sistema imunitário, o que faz com que seja mais fácil para as bactérias invadirem a gengiva e causar inflamação.

Para além disso, determinados antidepressivos e medicamentos para a ansiedade podem causar problemas de boca seca”, revelava recentemente um estudo.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: