Tudo sobre Dentes de Leite

Um bebé com um sorriso sem dentes é sempre fofo! Mas é importante saber quando começam a aparecer os primeiros dentes e qual a importância dos dentes de leite.

No nascimento, o bebé já tem presente nas mandíbulas os 20 dentes de leite que virão a aparecer entre os 6 meses e 1 ano de idade.

A maioria das crianças, quando chega aos 3 anos de idade tem o conjunto completo dos 20 dentes de leite.

Deixamos, a imagem retirada do site Mouth Healthy para exemplificar a ordem pela qual os dentes se rompem e com que idade se pode esperar que os dentes apareçam.

Todas as crianças são diferentes, mas geralmente os primeiros dentes a entrarem em erupção dentária estão localizados na parte superior e inferior, na frente da boca.

Esta erupção dentária traz ao bebé algum desconforto, pois as gengivas ficam doloridas. Para ajudar o sue bebé a aliviar este desconforto pode:

  • Passar suavemente nas gengivas com o dedo limpo.
  • Passar suavemente com uma colher pequena e fria.
  • Passar suavemente uma gaze molhada.
  • Dar ao seu bebé um anel de dentição para que que possa morder e se sinta mais reconfortante.

Por que são tão importantes os dentes de leite?

Os dentes de leite são fundamentais para a saúde e desenvolvimento do seu filho, pois são eles que o ajudam a mastigar, falar e sorrir. São os dentes de leite que também mantêm o espaço nas mandíbulas para que os dentes permanentes cresçam sob as gengivas.

Quando um dente de leite é perdido muito cedo, é comum que os dentes permanentes deslizem para o espaço vazio, dificultando que os outros dentes adultos encontrem o seu espaço quando se der a erupção dentária. Esta situação pode deformar os dentes permitindo que fiquem tortos ou amontoados. Para evitar este tipo de situações, deve iniciar as consultas de higiene oral com o seu bebé a fim de o proteger os dentes para as próximas décadas.

Quando deve levar o seu filho ao médico dentista?

Quando ocorre a primeira erupção dentária deve fazer uma visita odontológica para que o médico dentista possa verificar cáries e outros problemas. Nesta consulta, o médico dentista mostra como limpar os dentes corretamente e como lidar com hábitos de utilização de chucha e polegar.

Como cuidar dos dentes do seu bebé?

  • Após o nascimento é importante limpar a boca e gengivas do bebé com uma gaze ou pano limpo e húmido. Os 4 primeiros dentes do bebé entram em erupção dentária aos 6 meses de idade, embora existam crianças que estes dentes não rompem até aos 12 ou 14 meses. Quando nascem os primeiros dentes o risco de cárie dentária aumenta, pelo que deve ter atenção redobrada.
  • Para crianças menores de 3 anos – comece a escovar os dentes com pasta dentífrica com flúor, numa quantidade que não exceda o tamanho de um bago de arroz. Deve fazer esta escovagem duas vezes por dia (manhã e noite) ou consoante a orientação do seu médico dentista.
  • Para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos – utilize uma quantidade de pasta dentífrica do tamanho de uma ervilha. Deve escovar os dentes da criança duas vezes por dia (manhã e noite) ou conforme orientação do seu médico dentista. No caso em que a criança já faz esta tarefa sozinha, deve supervisionar a escovagem e lembra-la para não engolir a pasta de dentes.
  • Até sentir que o seu filho escova os dentes sozinho de forma correta, deve sempre supervisionar ou até mesmo desempenhar essa função para garantir que os dentes fiquem bem escovados, lembrando que a utilização de pasta dentífrica não deve exceder o tamanho de uma ervilha e deve conter flúor. Quando os dentes do seu filho estiverem próximos uns dos outros, deve introduzir a utilização de fio dentário para evitar o aparecimento de cáries dentárias.

Outros artigos que pode considerar interessantes:

7 Dicas para ajudar o seu filho a escovar os dentes.

Como tratar os dentes das crianças.

Escova de dentes para crianças com malformações na cavidade oral.

Fonte:Mouth Healthy – Baby Teeth (online).